segunda-feira, 19 de abril de 2010

A insegurança no ensino público

Pois bem, vemos todos os dias noticias sobre o que acontece dentro e fora de escolas públicas em grandes cidades.
Todos os dias temos oportunidade de assistirmos em nossos aparelhos de TV noticias que dão conta que alunos e professores são vítimas de todos os tipos de violência.
Os alunos são vítimas de outros alunos ditos como rebeldes, de traficantes que fazem destas escolas, normalmente de bairros pobres e periferias, seus locais de distribuição da maldita droga, e como também acabam sendo vítimas do péssimo ensino ministrado a eles pelo Estado e de locais conhecidos como escolas, porém são verdadeiros pardieiros, depósitos de crianças pobres.
Os professores sofrem com agressões e ameaças de alunos, de traficantes, sofrem também com os péssimos salários que o poder público lhes oferece e ainda sofre com a falta de material para o ensino adequado para os alunos.
Agora vivenciamos alguns fatos novos, aqui em nossa cidade em algumas escolas, alguns funcionários e professores foram literalmente ameaçados e agredidos por alunos, por certo orientados talvez por traficantes ou mesmo motivados pelo uso de drogas.
Existe por parte do corpo docente destas escolas um desânimo geral, uma grande sensação de insegurança.
Os professores e funcionários destas escolas vivem na corda bamba, pois podem a qualquer momento ser agredidos por alunos, por pais de alunos e pelos traficantes que nos dias de hoje fazem das portas das escolas o seu ponto de comércio.
Algumas escolas públicas quase caem na cabeça dos alunos e professores, falta material didático, falta material de limpeza, às vezes faltam carteiras para os alunos sentarem e na maioria das vezes, faltam até mesmo professores.
Entendo que o que realmente falta é justamente uma política específica para o ensino público, falta vontade política, e você sabe o por quê de tudo isso?
A resposta é simples, os filhos dos políticos nem passam perto destes locais, os filhos dos políticos estudam em escolas particulares.
É assim que cresce a injustiça social, é assim que nascem as diferenças gritantes entre os cidadãos. Uns tudo têm, outros nada têm!
Um país somente cresce, somente tem progresso real, quando o ensino público é eficiente, quando o professor é bem pago, quando se tem segurança nas escolas.
Somente obtém-se justiça e paz social quando o povo tem educação e segurança.
Estamos tendo notícias de que os professores da rede estadual estão estão em greve, isso se dá porque o governo estadual não respeita o profissional do ensino e aqueles que trabalham nas escolas, o poder público não valoriza os seus melhores profissionais, não valoriza aqueles que ensinaram a nós e a nossos filhos as primeiras letras.
A escola que antes era símbolo de respeito e educação, hoje é símbolo de ineficiência e violência contra alunos, professores e funcionários.
Antigamente os pais davam educação familiar a seus filhos e após os remetiam às escolas para aprenderem o “beabá”, hoje infelizmente os remetem às escolas sem dar-lhes o mínimo de educação e exigindo dos professores, o que é de suas obrigações e não dos pobres mestres, pobres no sentido literal da palavra.
O ensino público necessita urgentemente de segurança em seus mais variados níveis!
O profissional do ensino necessita, antes de tudo de salários dignos, respeito e segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário