sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exemplo a ser seguido

Nesta última quarta-feira fui entrevistado na Rádio Globo sobre assuntos gerais e dentre eles acabou-se iniciando uma discussão sobre a possibilidade da federalização da Fesp.
Como é de conhecimento público o PSDB governou nosso estado por oito anos e não estadualizou a Fesp, quando muito em um ato teatral declarou nossa Fundação de Ensino Superior como “Campus da UEMG”.
O Deputado Federal e Presidente do PSDB, Nárcio Rodrigues, mesmo sendo amigo do Presidente do Conselho Curador da Fesp, Fábio Kallas, neste espaço de tempo não moveu uma palha sequer para conseguir a estadualização de nossa fundação.
Já em sua terra natal, a cidade de Frutal, Nárcio Rodrigues levou o maior campus da UMEG do interior de Minas.
Tive a oportunidade de falar com ele sobre este fato e ele acabou por declarar que fez por sua terra porque lá obteve mais de 80% dos votos. Ora, então por Passos este deputado nunca fará nada! Assim pelo visto podemos desistir da estadualização de nossa fundação enquanto o PSDB estiver no poder.
Entendo que nem por isso devemos desistir de lutar por Passos e pelo ensino superior público em respeito aos alunos de nossa terra e dos alunos de nossa região.
Tive a grata satisfação de saber que na vizinha cidade de Piumhi, um grupo de cidadãos, tendo inclusive entre eles o nosso amigo “Tuta” e liderado por ninguém menos do que a figura lendária de “Tátá Tomé” que se prepara para doar para uma Universidade Federal, a faculdade de Direito e Administração daquela cidade, e sendo que os bens móveis e imóveis daquela faculdade pertencem ao próprio “Tatá Tomé’’, ou seja, ele abre mão de bens móveis e imóveis de alto valor para servir à sua terra!
Então durante a entrevista e no calor de minha fala acabei por desafiar a pessoa do Presidente do Conselho Curador da Fesp, Fábio Kallas, a convocar um grupo de cidadãos de nossa terra para que sejam efetuados estudos para levantar a possibilidade jurídica da doação dos bens da Fesp à alguma Universidade Federal para que assim seja procedida a federalização da nossa Fundação de Ensino Superior.
Acabei também por conclamar o Prefeito Municipal e os Vereadores para também ajudarem na realização deste sonho que há muito ronda as nossas imaginações.
Isso é uma homenagem aos mais de dois mil alunos da Fesp e também à todos aqueles que sonham com um diploma de curso superior e não têm condições financeiras de pagar uma faculdade tão cara como é a Fesp, apesar de seus cursos serem os mais fracos da região.
Naquela oportunidade acabei também contando à todos a respeito das inúmeras ações de cobrança que a Fesp mantém contra seus alunos, pois a fundação é particular e vive do pagamento dos alunos, porém se fosse ou estadualizada ou mesmo federalizada nada disso estaria acontecendo.
Neste momento novamente desafio a pessoa de Fábio Kallas, Presidente do Conselho Curador da Fesp para que faça alguma coisa real em prol de uma escola de ensino superior pública em nossa cidade e que deixe de lado os seus interesses e os interesses pessoais dos membros daquela conselho em favor de nossa juventude e daqueles que hoje são os alunos de nossa fundação.
Desejo lembrar a todos que a Fundação de Ensino Superior de Passos é sem dúvida uma propriedade do povo e não de um grupo que hoje lá se encastelou e dirige a nossa fundação como bem quer ou como bem entende.
É hora de luta, é hora de união em prol do ensino superior público em Passos, enfim é hora do interesse público ser sem dúvida algo maior que os interesses de grupos.
Nossos jovens merecem mais. Passos que é a nossa terra merece muito mais!
A ação dos cidadãos de Piumhi é sem dúvida um exemplo a ser seguido, é um exemplo, antes de tudo de cidadania!

Nenhum comentário:

Postar um comentário